Ganhe frete grátis - Faltam R$500,00

Atenção você esta em ambiente de testes, sua compra não será validada neste local

Glossário de princípios ativos cosméticos

Explore o nosso índice de ativos: um guia de A a Z com as principais informações sobre os ativos cosméticos encontrados em todos os produtos Tulípia.

Busca por ordem alfabética

Pesquise seu ativo

Acetona

A acetona é um composto orgânico de fórmula química, que possui consistência de um líquido incolor e odor característico. Evapora facilmente e é inflamável e solúvel em água. É produzida principalmente por processos de desidrogenação ou peroxidação do álcool isopropanol. Uma das formas de se obter a acetona é pela oxidação do álcool secundário 2-propanol (isopropanol), utilizando uma mistura de dicromato de potássio (K2Cr2O7) ou ácido sulfúrico concentrado (H2SO4). Outro método consiste no aquecimento a 300 °C do acetato de cálcio. A acetona é produzida em vários tipos de indústrias como de papel, plástico, farmacêutica, de limpeza, tinta e produtos similares, químicos de chiclete e madeira. Aproximadamente 80% da acetona é produzida como um co-produto do fenol. Pode estar presente em alguns cosméticos.

continuar lendo

Ácido Ascórbico Glicosado

O Ácido Ascórbico Glicosado, desenvolvido originalmente no Japão, é uma vitamina C pura estabilizada com glicose que possui efeito prolongado. A vitamina C em sua forma estabilizada pode ser usada em grandes concentrações sem sofrer os danos da oxidação, o que potencializa os efeitos dos seus benefícios. Na pele, quando absorvido, o Ácido Ascórbico Glicosado entra em contato com uma enzima presente no organismo, a Alpha-Glucosidase, quebra esta molécula de glicose e libera a vitamina C pura na pele. Essa tecnologia, quando aplicada em cosméticos, confere a certeza da utilização de um produto de qualidade, com 100% de aproveitamento da vitamina C. Os benefícios na pele são: eficiência na proteção contra a luz solar, combate aos radicais do oxigênio que são formados na pele durante a exposição à luz solar e causam danos, e ação anti-envelhecimento.

continuar lendo

Ácido Cítrico

O Ácido Cítrico é um alfa-hidroxiácido (AHA) encontrado tanto em plantas como em animais. É comumente conhecido por estar presente em frutas cítricas, como limão, laranja e maracujá. Inicialmente, era utilizado em cosméticos em pequenas quantidades para auxiliar a equilibrar o pH dos produtos, evitando que eles se tornassem alcalinos, já que possui ação mais suave. Possui propriedade acidificante em produtos cosméticos e domissanitários, como por exemplo: cremes, géis, loções cremosas e tônicas, shampoos, condicionadores e outros produtos capilares. Na área dermatológica pode atuar como componente para peelings químicos, através de sua ação como alfa-hidroxiácido, em específico no tratamento de acne, cicatrizes, melasmas, hiperpigmentações, vermelhidão e sinais de envelhecimento. Atua na sinergia da ação de antioxidantes fenólicos como o butirato de hidroxianisol (BHA) e o butirato de hidroxitolueno (BHT). Por ser um ácido fraco, também é usado para ajustes de pH. Este é um agente químico que induz a renovação celular e possui forte ação antioxidante. Age na epiderme, já que não possui capacidade de atuar de forma mais profunda. Os AHA's agem na epiderme, já que não possuem capacidade de atuar de forma mais profunda.

continuar lendo

Ácido Ferúlico

O Ácido Ferúlico é uma substância fenólica natural, que estabiliza a associação das vitaminas C e E por ser um potente antioxidante obtido de plantas, fornecendo hidrogênio para combater os radicais livres e consequentemente agindo como ativo reparador e estabilizador. Favorece também a ação fotoprotetora da associação dessas vitaminas, reduzindo eritema UV-induzido, além de reduzir a formação de dímeros de timina gerados pela radiação ultravioleta e a apoptose dos queratinócitos induzida pela mesma radiação. É comumente utilizado em formulações de filtros solares, produtos antienvelhecimento, cremes, loções e géis. Como sequestrante, é utilizado em pH fisiológico, na concentração usual de 2,0%. Este é um ativo que é muito utilizado de 3 formas: em dermocosméticos com função antioxidante, potencializando e complementando a proteção da pele; associado a outros antioxidantes, como a Vitamina C e a vitamina E, quando então atua como estabilizador; e em procedimentos estéticos como o peeling químico.

continuar lendo

Ácido Fítico

Este é um composto natural extraído de sementes vegetais de leguminosas como arroz, feijão, soja e outras. Se apresenta como um líquido incolor e levemente amarelado, de pH 1,5 a 2,5, miscível em água, glicerol, ácido glicólico e outros. Ligeiramente solúvel em etanol absoluto e metanol e insolúvel em éter, benzeno e clorofórmio. Com ação semelhante à hidroquinona, o Ácido Fítico inibe a tirosinase, enzima que participa do processo de produção de pigmentos na pele, mas sem a ação citotóxica e os danos químicos que esta pode causar, podendo inclusive ser utilizado em peles mais sensíveis, desde que nas concentrações indicadas para cada tipo de pele e tratamento. Geralmente, em cosméticos, é encontrado nas concentrações de 0,5% a 2%. No que diz respeito às suas funções, o Ácido Fítico possui ação clareadora, clareia áreas hipercrômicas, atua como antioxidante, que reduz o estresse oxidativo e os processos inflamatórios, e pode ser eficiente no tratamento de melasma quando associado aos ácidos glicólico ou retinóico. Quando utilizado em cremes e loções, apresenta propriedades hidratantes consideráveis.

continuar lendo

Ácido Glicirrhízico

O Ácido Glicirrhízico é obtido do alcaçuz. Tem propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas, semelhantes às dos corticoides. Em geral, suas ações são menos potentes que os anti-inflamatórios e antialérgicos, porém são mais duradouras. Tem ação para o tratamento de dermatites de contato e fotodermatites, para produtos cosméticos e em preparações antivermelhidão e antialergênicas. Também atua como coadjuvante para tratamento de despigmentação.

continuar lendo

Ácido Glicólico

O Ácido Glicólico é o menor dos Alfa-hidróxi-ácidos (AHAs) encontrados naturalmente na cana-de-açúcar, ácidos que por ação química promovem esfoliação da barreira cutânea, estimulando a renovação celular. Em decorrência de ter o menor tamanho, este também é o ácido mais potente dos AHAs e possui alto poder de absorção pela pele, gerando um desarranjo da queratina através de ação peeling esfoliante, que potencializa a renovação celular. Também chamado de Ácido Hidroxiacético, Ácido Hidroxietanoico ou AHA, é usado em cremes, loções e géis. Em consultório pode ser utilizado em concentrações de 30%, 50% e até 70%, conforme a resistência da pele e da natureza da lesão a ser tratada, variando de 1 a 3 minutos o tempo de contato. Em pH 3,8 é um agente esfoliante e despigmentante. Em pH 6,0 o Ácido Glicólico torna-se um glicolato, um excelente agente hidratante. À medida que o pH aumenta, diminui a capacidade de renovação da pele. Utilizado em concentrações de 5,0 a 10,0% para uso diário. Com potencial cicatrizante, o Ácido Glicólico tem sido usado largamente no tratamento de diversas lesões da pele, como a queratose seborreica, acne, verrugas vulgares e queratose actínica. Recentemente vem sendo usado no tratamento de rugas superficiais, médias e profundas, lentigos solares, sequelas de acne, manchas hipercrômicas de diversas etiologias (melasma, cloasma e manchas hipercrômicas pós-inflamatória), flacidez da pele, pele seca, estrias, manchas senis, ictiose e fases isoladas de algumas lesões de psoríase.

continuar lendo

Ácido Hialurônico

Ácido Hialurônico é um biopolímero formado pelo ácido glucurônico e a N-acetilglicosamina. De textura viscosa, existe no líquido sinovial, humor vítreo e no tecido conjuntivo colágeno de numerosos organismos, sendo uma importante glicosaminoglicana (GAG) na constituição da articulação. Esta molécula é a única GAG não sulfatada e possui a capacidade de se associar a proteínas para formar agregados moleculares, mas não forma proteoglicanos. É produzido naturalmente pelo corpo, mas a partir dos 25 anos a produção natural deste ativo diminui consideravelmente e afeta diretamente a pele, ocasionando aparecimento de rugas e linhas de expressão e perda da firmeza e do viço. Neste contexto, a reposição deste ativo no organismo, através de aplicações tópicas ou injetáveis, se torna essencial. Além de propriedades hidratantes, este ativo possui estimulantes de colágeno, preenche os espaços entre as células e assim atua significativamente no combate à flacidez e na recuperação da firmeza da pele. Na pele, o Ácido Hialurônico confere aspecto aveludado, macio e atua como agente filmógeno e hidratante. Por se tratar de uma substância altamente higroscópica, mantém o equilíbrio natural da pele e desempenha alta capacidade de retenção de água.

continuar lendo

Ácido Kójico

O Ácido Kójico é uma substância produzida por fungos a partir da fermentação do arroz, soja, saquê e outros alimentos. Ele atua na inibição da tirosinase, enzima responsável por transformar o aminoácido tirosina em melanina, consequentemente, ele inibe a produção de melanina, funcionando como eficiente despigmentante natural. Por possuir ação despigmentante, é comumente encontrado em cosméticos clareadores e pode ser associado a outros protetores cutâneos como filtros solares, Arbutin e VC-PMG. É utilizado em concentrações de 1,0 a 5,0%. Em virtude da ação despigmentante, este ácido também promove rejuvenescimento ao suavizar as hipercromias na pele, além de desempenhar ação antioxidante e antisséptica, pela qual pode ser bastante eficiente no tratamento da acne.

continuar lendo

Ácido Láctico

O Ácido Láctico faz parte do grupo dos alfa-hidroxiácidos, os AHAs, conhecidos por serem esfoliantes químicos que agem na adesão entre as células e promovem renovação celular. O que o difere dos demais AHAs é o nível de permeabilidade na pele. Esse é um ativo derivado do açúcar do leite (lactose), podendo ser obtido de outras fontes, como a fermentação de uvas (glicose), açúcar de cana (sacarose) e amido, através de biotecnologia. É também um subproduto produzido naturalmente pelo corpo durante a prática de exercícios físicos, sendo essencial na geração de energia para o organismo. Sua função em cosméticos é esfoliar e promover renovação celular, melhorando a saúde da pele, auxiliando na limpeza dos poros e removendo as peles mortas de forma suave, sem agredir. Por fim, ao estimular a produção de ceramidas, auxilia na manutenção da barreira protetora.

continuar lendo

Ácido Lactobiônico

O Ácido Lactobiônico é um ácido orgânico obtido a partir da oxidação química ou microbiana da lactose. Sua estrutura molecular e funcionalidade assemelham-se às da gluconolactona e outros ácidos (como ácido lático e glicólico). Conhecido como ácido galacto-glicólico, o ácido lactobiônico é composto por uma molécula de galactose unida à outra de gluconolactona (ou ácido glucônico) através de uma ligação semelhante ao éter. Presume-se que essas duas moléculas sejam enzimaticamente liberadas quando da aplicação tópica do ácido lactobiônico, vindo a exercer seus efeitos cosméticos separada e concomitantemente na pele. Possui ação antioxidante, hidratante, rejuvenescedora e cicatrizante. Usado em produtos antienvelhecimento, contra fotoenvelhecimento, hidratantes, antiacneicos e para peles sensíveis. Em fórmulas cosméticas, é usualmente utilizado em concentrações de 2,0 a 10,0%.

continuar lendo

Ácido Mandélico

Como um ácido derivado de amêndoas amargas, o Ácido Mandélico é um ácido alfa-hidroxi (AHA) que é encontrado em formulações entre 1% e 10%, e pode ser combinado ao Ácido Hialurônico, por exemplo. Na cosmética profissional, é utilizado em cremes de cuidados diários nas concentrações de 2% a 10% e em peelings com concentrações de 20% a 50%. Possui ação hidratante, clareadora, antibacteriana e fungicida, e por ser absorvido de forma mais lenta, é um aliado das peles mais sensíveis. Com ação queratolítica ou esfoliativa, é capaz de reduzir a coesão entre os corneócitos, facilitando a descamação de células mortas e promovendo o turn over (estímulo da renovação da epiderme). Por ser um dos AHAs de maior peso molecular, o Ácido Mandélico favorece a uniformização da pele, minimizando os transtornos comuns da aplicação de AHAs sobre a pele, podendo ser utilizado em todos os fototipos. Possui ainda ação benéfica nos tratamentos de acne devido à sua ação complementar antisséptica e cicatrizante e nos tratamentos de hiperpigmentação pela inibição da síntese da melanina. É um AHA mais suave, por isso é ideal para o tratamento de peles secas e intolerantes ao ácido glicólico.

continuar lendo

Ácido Poliglutâmico

O ácido poliglutâmico (c-PGA) é uma substância produzida pela bactéria Bacillus subtilis, conhecida por suas múltiplas utilidades, a partir da fermentação de grãos, como a soja. Possui propriedades notáveis, como a capacidade de inibir a enzima conversora de angiotensina (ACE), combater microrganismos nocivos e absorver metais pesados. O benefício de inibir a enzima conversora de angiotensina (ACE) para a pele está relacionado principalmente à regulação da pressão sanguínea local e à melhoria da circulação sanguínea na derme. Com uma melhor circulação sanguínea, a pele recebe mais nutrientes e oxigênio, promovendo uma aparência mais saudável e radiante. Além disso, uma circulação sanguínea adequada pode ajudar na regeneração celular e na redução da inflamação, o que pode ser benéfico para o tratamento de condições como a acne e o envelhecimento da pele. Essas características fazem do ácido poliglutâmico uma opção promissora em diversos campos, incluindo medicina, cosméticos e indústria alimentícia. Sua estrutura molecular única permite que ele retenha uma quantidade significativa de água, proporcionando uma hidratação profunda e duradoura à pele. Essa substância é suave e compatível com todos os tipos de pele, mesmo as mais sensíveis, proporcionando uma hidratação profunda e duradoura.

continuar lendo

Ácido Salicílico

Melhora a textura da pele, por atuar como esfoliante na superfície do tecido e dentro dos poros, sem provocar irritação cutânea elevada. Melhora a aparência de peles envelhecidas. Sua ação esfoliante superior pode ser atribuída à sua solubilidade em óleos ou em lipídeos e se concentra nas camadas mais externas da pele, ricas em lipídeos, favorecendo a remoção das células mortas, refinando a textura da pele. Indicado também para peles acneicas pela ação efetiva na redução da formação da acne e comedões. Pode ter ação antifúngica e possui ação antisséptica moderada.

continuar lendo

Ácido Tranexâmico

O Ácido Tranexâmico é um ativo que atua no controle da produção excessiva de melanina através da redução da atividade da tirosinase, enzima chave da síntese de melanina. Possui propriedades que bloqueiam a pigmentação causada pelos raios UV, prevenindo o aparecimento de hipercromias. O controle da produção de melanina aliado à ação contra raios UV faz deste um ácido com potente ação clareadora, que previne e clareia hiperpigmentações, sendo muito utilizado para tratamentos de melasma e hipercromias em geral. No que diz respeito à ação anti-inflamatória, este ácido inibe a conversão do plasminogênio em plasmina (substância liberada quando a pele sofre algum tipo de agressão externa como machucados, inflamações causadas pela acne ou exposição solar), que estimula os fatores inflamatórios responsáveis por aumentar a produção de melanina. Ao inibir a plasmina, inibe-se também o aumento de melanina e a inflamação.

continuar lendo

Adifyline™

Adifyline™ é um ativo que combate os efeitos do tempo que fazem com que todas as partes do corpo percam volume e sustentação. Com o aprofundamento de rugas, áreas que possuem grande depósito de tecido adiposo, como seios e glúteos, sofrem com a gravidade, sendo necessário repor, de forma saudável, as células deste tecido. Em forma de hexapeptídeo, este ativo aumenta o volume local do tecido adiposo, age diretamente sobre os receptores PGC-1α, coativador envolvido na adipogênese, e modula expressão gênica de alguns fatores importantes na regulação da taxa de amadurecimento dos adipócitos.

continuar lendo

Adipo-Trap®

Este ativo é extraído da Drosera ramentacea, uma planta carnívora que produz uma secreção adesiva na ponta de seus tentáculos, a qual é formada por uma mucilagem de polissacarídeo ácido de alto peso molecular (D- ácido glucorônico e D-manose, essencialmente). Estes compostos mostraram em estudos in vitro serem capazes de dar sustentação e também agem como reparador nos tecidos. Sua ação anti-inflamatória se deve à presença de ácidos fenólicos e flavonoides. Ainda, esses estudos indicaram a redução do acúmulo de gordura durante a adipogênese e a redução do tamanho do adipócito com efeito de lipólise. Os ensaios clínicos mostraram efeito emagrecedor e remodelador, como redução de 1,4 cm de circunferência da coxa, ação sobre a celulite e redução da dor relacionada à celulite em duas semanas. Indicado para redução da celulite e dor associada a ela; como remodelador e emagrecedor. Usado em cremes, emulsões, loções e géis. Utilizado em concentrações de 3,0 a 5,0%.

continuar lendo

Adipol

É um produto que contém extrato vegetal de Hera (Hedera helix), com ação cicatrizante e anti-inflamatória, extrato de bile, com ação tensoativa e lipolitica, e éster polioxi-etilenoglicol que facilita a penetração dos outros constituintes. O extrato de bile é composto principalmente pelo ácido cólico, ácido taurocílico, pigmentos, lecitina, mucina, ácidos graxos neutros, nucleoproteínas, fosfatídeos, sais de cobre, ferro, magnésio, potássio e cálcio. O extrato de Hera é rico em flavonoides (rutina e kaempferol), taninos, ácidos orgânicos, saponinas (hederina e hederacosídeo). O éster tartárico de polioxietilenoglicol é um veículo de grande compatibilidade com os tecidos, e possui propriedades tensoativas adequadas para o tratamento de diposidades e regiões comprometidas por congestionamento de fluidos. Normalmente, este ativo, é associado ao Celulinol e Nicotinato de Metila. Usado em cremes, loções ou géis. Utilizado em concentra ções de 3,0 a 10,0%.

continuar lendo

Água Hidrogenada

Água Hidrogenada trata-se de água pura com fórmula que possui moléculas extras de hidrogênio e se apresenta como substância responsável por provocar a separação do ozônio e do oxigênio da água, aprimorando a pureza desta molécula e proporcionando benefícios que a água por si só não pode oferecer. Em decorrência da presença de moléculas extras de hidrogênio em sua composição, a Água Hidrogenada desempenha potente ação hidratante, que por sua vez funciona como proteção contra o envelhecimento precoce, atenuando as rugas e linhas de expressão. O resultado da ação anti-idade deste ativo vai além do tratamento contra o envelhecimento e também age na prevenção, mantendo o tecido da pele macio, firme, suave e resistente. O Journal of Photochemistry and Photobiology concluiu que imergir em água com infusão de hidrogênio por três meses diminui a formação de rugas no pescoço de pessoas estudadas. Outros estudos preliminares apontaram que a Água Hidrogenada pode prevenir a doença de Parkinson, melhorar os transtornos de humor, auxiliar na perda de peso, no tratamento de diabetes e até mesmo na prevenção de alguns tipos de câncer.

continuar lendo

Água Thermal™ H2OS

A Água Thermal cosmética é classificada como a primeira água das Américas e a segunda do mundo em teor de enxofre. A Água Thermal™ H2OS é classificada como: água hipotermal, hipotônica, fortemente alcalina, cloretada, bicarbonatada, boratada, fortemente sulfídrica e tiosulfurosa sódica. Uma composição única e perfeitamente adaptada às peles sensíveis. A água da Fonte Juventude pertence ao grupo das águas clorosulfurosas, do tipo das fontes de Uriage e Saint-Honoré, na França, de Aix-la-Chapelle, na Alemanha, e de Sirmione e Tabiano, na Itália.⁣ ⁣ Propriedades da Água Thermal™ H2OS⁣ ⁣ Na pele a Água Thermal™ H2OS Cosmética:⁣ ⁣ - Limpa e Higieniza: dissolve e auxilia a remoção de sujeiras, suor, odores, gorduras, poeiras. Ação desinfetante, adstringente e antisséptica.⁣ ⁣ - Refresca e Desperta: Proporciona imediata sensação de frescor, alívio e bem estar. Reduz o cansaço, influenciando sensivelmente o ânimo e vitalidade.⁣ ⁣ - Hidrata: O uso de H2OS aumenta a umidade relativa do ar na área de contato, possibilitando a epiderme reter e fixar a água normalmente perdida devido aos desequilíbrios do estilo de vida moderno ou condições agressivas do meio ambiente.⁣ ⁣ - Acalma e Relaxa: extraordinário efeito calmante a Água Thermal™ H2OS é muito útil para o cuidado diário das peles frágeis e sensíveis. Com a presença de oligoelementos, altamente requisitados pela indústria do “SPA”, como o Lítio, o Bromo, Boro, Silício e suas complexas combinações com minerais, acalmam irritações e coceiras quando aplicada sob a forma de compressas, vaporizações ou nebulizações.⁣ ⁣ - Tonifica e Nutre: Tonifica sem causar desidratação da pele. Elimina as toxinas resultantes da queima das células cutâneas. Ilumina as feições faciais, após limpeza da pele.⁣ ⁣ - Protege e Embeleza: Após sua evaporação, cristaliza-se uma fina camada de sais minerais que impedem a penetração de poeira nos poros. Apresenta ação antioleosidade, antiacne, fluidificante, antirradicais livres e redutora da secreção sebácea. Por sua comprovada ação antisséptica e anti-inflamatória (propriedades exclusivamente também encontradas na água do mar, contudo, esta é 15 vezes menos salina, evitando ressecamento, irritação e a sensação de pegajosa como a água marinha), é dermatologicamente recomendada para higiene facial e corporal; garantia da pureza, atoxidade e contaminação, ação bactericida do enxofre. Umidifica aumentando a elasticidade da pele, sua maciez e suavidade; com consequente melhoria em seu aspecto visual deixando-a mais “esticada ou viva”. Diminui inchaços. Reduz efeitos adversos, pelo uso de ácido retinóico.⁣ ⁣ - Preserva e Regenera: Minimiza os efeitos de manchas e queimaduras provocadas pele sol. Antioxidante e antirradicais livres. Sua aplicação em spray facilita e permite a renovação e absorção de importantes gases como o oxigênio. Potencializa a formação de queratina (importante proteína encontrada na pele, unha e cabelo). Estimula a reposição do colágeno e elastina.⁣ ⁣ Preservative free ⁣ 100% natural ⁣ Ação dermatológica comprovada

continuar lendo

Algisium C®

Ativo composto por manuronato de metilsilanol (ácido polimanurônico marinho extraído de algas marrons), o Algisium C®️ é um derivado orgânico do silício que possui várias funções: tem propriedade de regenerar fibroblastos, combater a perda de elasticidade cutânea, estimulando a síntese de colágeno e elastina, tem ação anti-inflamatória, antirradicais livres e antiedema, além de facilitar a penetração dos ativos na pele. Seu mecanismo de ação envolve: fornecimento de silício orgânico para reestruturação cutânea; melhora das propriedades biomecânicas da pele; e estabilização metabólica e otimização da comunicação celular. É utilizado em concentrações comuns de 3,0% a 6,0% em cremes, loções, géis e tônicos para o rosto, corpo, peles sensíveis, tratamentos antienvelhecimento, área dos olhos, proteção solar, firmadores, anticelulíticos e produtos antiestrias.

continuar lendo

Aquaporine Active® AQP-3

A membrana celular é uma barreira impermeável, por esse motivo o funcionamento de canais que permitem o transporte de água é essencial. O Aquaporine é uma das proteínas responsáveis por esse transporte, que atravessa a membrana plasmática das células, formando canais de água que exercem uma potente função de hidratação e transporta água entre os meios extra e intracelulares. Essa é uma proteína já existente no corpo humano, mas sua reposição oferece um sistema capaz de aumentar a capacidade de transporte de água nas diferentes camadas da pele, como a derme e a epiderme.

continuar lendo

Argila Amarela

A Argila Amarela é rica em dióxido de silício e silício, que é o elemento catalisador para formação da base de colágeno da pele, por isso é indicada para o rejuvenescimento e tratamentos cosméticos. Tem alta capacidade de troca de cátions e ânions. Combate e retarda o envelhecimento cutâneo, nutre com seus sais minerais necessários para um tecido mais rígido e saudável sem deixá-lo ressecado. Tem ótimo efeito tensor e melhora a circulação sanguínea. Possui papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem ações hemostática, purificante, adstringente e remineralizante. Tem efeito hidratante na pele e reduz as inflamações. Também tem ação na elasticidade da pele atuando na flacidez cutânea. Utilizada a concentrações de 10,0 a 40,0% em máscaras.

continuar lendo

Argila Branca

Desde a antiguidade a argila já utilizada com fins terapêuticos e estéticos pelos egípcios e os gregos, que aplicavam a argila para a limpeza da pele. Cleópatra, conhecida como a antiga deusa egípcia, utilizava máscaras de argila para conservar e destacar a pele do rosto. Ou seja, os benefícios da argila já são conhecidos há tempos. A Argila Branca, ou Caulim, é uma argila primária composta de silicato de alumínio hidratado resultante da alteração de rochas lavadas pela chuva. Possui um pH muito próximo ao da pele, e seus principais benefícios são: clarear, absorver oleosidade sem desidratar, suavizar, cicatrizar e catalisar reações metabólicas do organismo. É indicada para o tratamento de hipercromias, peles sensíveis e delicadas. É a mais leve de todas as argilas e possui propriedades cicatrizantes, em virtude da elevada porcentagem de alumínio presente em sua composição. É a menos absorvente sendo indicada para produtos para peles sensíveis e também usada em máscaras faciais, loções e shampoos para cabelos secos. A Argila Branca contém diversos oligoelementos. Entre os minerais encontrados, destacam-se os de silício (na pele é um componente dos aminoácidos na proteína da pele) que reduzem as inflamações e têm ações purificante, adstringente e remineralizante, efeito antisséptico e cicatrizante. É rica em nutrientes como ferro, alumínio, boro, potássio, cálcio e enxofre. É um ingrediente com alto grau de hidratação e antixoxidantes. Essa argila ajuda a eliminar as toxinas da superficie da pele e ativa a regeneração celular. Seus nutrientes combatem os radicais livres, ativam a regeneração celular e fortalecem o tônus da pele. É indicada nos cuidados com a gordura localizada e celulite. Depois de anos no esquecimento, as argilas começaram a ser usadas novamente, desta vez para o clareamento cutâneo. Utilizada a concentrações de 10,0 a 40,0% em máscaras.

continuar lendo

Argila Preta

A Argila Preta, ou Lama Negra, é considerada um material muito nobre. Raramente encontrada tão pura. Este material é retirado de uma profundidade maior que quatro metros. Em virtude de seu alto teor de alumínio e silício e baixo percentual de ferro, pode ser usada tanto para cosmética como para tratamento de doenças. Seu teor de titânio agrupado com elevados percentuais de alumínio e silício indica um material com excelente agente rejuvenescedor. Tem ação anti-inflamatória, antiartrósica, absorvente, antitumoral e antiestresse. Melhora a circulação sanguínea periférica favorecendo a reprodução celular. Argila de composição rica e diferenciada em sais minerais e oligoelementos. São eles: silicato de alumínio e de magnésio, carbonato de cálcio e de magnésio, óxido de silício, de zinco e de ferro e enxofre. Tem atividades estimulante, antitóxica, nutriente (oligoelementos), antisséptica, redutora e adstringente. E mais indicada para tratamentos corporais, pois ativa a microcirculação sanguínea. Utilizada a concentrações de 10,0 a 40,0% em máscaras.

continuar lendo

Argila Rosa

Ideal para peles cansadas e sem viço, vitalizando-as. Devolve a luminosidade natural da pele, aumenta a circulação, absorve toxinas e hidrata a pele. A Argila Rosa é a mais suave de todas as argilas. É a mistura das Argilas Branca e Vermelha. É indicada para peles sensíveis, delicadas, com vasinhos e rosácea, pois possui ações desinfetante, suavizante e emoliente. Tem propriedades cicatrizantes e suavizantes. Por ser extremamente suave, pode ser usada todos os dias sem ressecar a pele. É recomendada para peles desidratadas e delicadas. Auxilia na queima e na drenagem de celulite e gorduras localizadas. A Argila Rosa, além dos beneficios da Argila Branca, possui grande poder tensor, indicada nos tratamentos de flacidez tissular, combate à desestruturação do tecido conjuntivo em virtude dos sinais de envelhecimento, reidrata a pele e combate os radicais livres. Utilizada a concentrações de 10,0 a 40,0% em máscaras.

continuar lendo

Argila Verde

A Argla Verde, ou Montemolinorita, é de origem francesa. Sua coloração deve-se à presenca de óxido de ferro associado ao magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre selênio, cobalto e molibdênio. De pH neutro, possui ação absorvente, combate edemas, é secativa, emoliente, antisséptica, bactericida, analgésica e cicatrizante, indicada para as peles oleosas e acneicas e em produtos para cabelos oleosos. Utilizada a concentrações de 10,0 a 40,0% em máscaras.

continuar lendo
CARRINHO
CARREGANDO...