Ácido Mandélico
Mandelic Acid
O Ácido Mandélico é um ativo poderoso no combate a rugas e linhas de expressão, que age como peeling químico com esfoliação leve. Possui ação hidratante, clareadora, antibacteriana e fungicida e seu uso é indicado para peles sensíveis e acneicas.
Um ácido aliado às peles sensíveis
Como um ácido derivado de amêndoas amargas, o Ácido Mandélico é um ácido alfa-hidroxi (AHA) que é encontrado em formulações entre 1% e 10%, e pode ser combinado ao Ácido Hialurônico, por exemplo. Na cosmética profissional, é utilizado em cremes de cuidados diários nas concentrações de 2% a 10% e em peelings com concentrações de 20% a 50%. Possui ação hidratante, clareadora, antibacteriana e fungicida, e por ser absorvido de forma mais lenta, é um aliado das peles mais sensíveis. Com ação queratolítica ou esfoliativa, é capaz de reduzir a coesão entre os corneócitos, facilitando a descamação de células mortas e promovendo o turn over (estímulo da renovação da epiderme). Por ser um dos AHAs de maior peso molecular, o Ácido Mandélico favorece a uniformização da pele, minimizando os transtornos comuns da aplicação de AHAs sobre a pele, podendo ser utilizado em todos os fototipos. Possui ainda ação benéfica nos tratamentos de acne devido à sua ação complementar antisséptica e cicatrizante e nos tratamentos de hiperpigmentação pela inibição da síntese da melanina. É um AHA mais suave, por isso é ideal para o tratamento de peles secas e intolerantes ao ácido glicólico.
Conheça os benefícios: Ácido Mandélico
Ação clareadora de manchas
Atua inibindo a síntese de melanina e, dessa forma, reduz a intensidade de manchas de acne, melhora a hiperpigmentação e suaviza manchas de melasma, combatendo seus efeitos.
Renovação celular
Age na esfoliação da pele, removendo as impurezas e as células mortas e promovendo renovação celular.
Combate a acne
Possui propriedades antibacterianas e fungicidas, prevenindo a formação de novas acnes e auxiliando na cicatrização das marcas já existentes.
Resultados na pele
- Uniformiza os tons da pele
- Reduz manchas causadas pela acne ou provenientes do melasma
- Controla a hiperpigmentação
- Promove limpeza dos poros, estimulando a renovação celular através da esfoliação
- Auxilia no tratamento da acne através de função antibacteriana
Produtos que contém esse ativo
Referências
SOUZA, Valéria. Ativos Dermatológicos: dermocosméticos e nutracêuticos: 9 Volumes, São Paulo - SP, 2018.
SCIRE SALUTIS. Uso do ácido mandélico no tratamento de hipercromias pós-inflamatórias: uma revisão de literatura. Disponível em: http://www.sustenere.co/index.php/sciresalutis/article/view/CBPC2236-9600.2020.002.0005/2049. Acesso em jan.2022.