Lipe Caffeine
CAFFEINE, PROPYLENE GLYCOL, LECITHIN, PPG-5-CETETH-20, PEG-120 METHYL GLUCOSE DIOLEATE, DEHYDROACETIC ACID, BENZOIC ACID, BENZYL ALCOHOL
A Cafeína, composto químico presente em plantas, estimula todos os níveis do sistema nervoso central. Ela é muito utilizada no dia a dia através da ingestão de café, chás e bebidas energéticas, por exemplo.
Aliado na redução de medidas
Em dermocosméticos, é um ativo que tem alta capacidade de penetrar na barreira da pele. Possui também alta capacidade de estimular a lipólise (quebra das moléculas de gordura no organismo) por isso é muito utilizada nos tratamentos de redução de medidas e gordura corporal e no combate à celulite.
Conheça os benefícios: Lipe Caffeine
Auxilia na redução de medidas
Ela age ativando a enzima fosfodiesterase (enzima que atua no processo de quebra de gorduras). Estimula também receptores β-adrenérgicos, isso significa que ela age de forma a aumentar o metabolismo.
Combate o envelhecimento
É um potente agente antioxidante, pois age de forma a combater os radicais livres, prevenindo os danos oxidativos causados pela radiação UV. Assim, atenua e combate os sinais do envelhecimento. Ela também estimula a regeneração celular e a revitalização da pele, contribuindo para deixá-la mais jovem.
Tratamento de celulite
Por atuar como agente lipolítico, ela atinge a camada mais profunda da pele, diretamente nas células que armazenam gordura. Essa ação auxilia na queima de gordura, redução de medidas e promove uma pele mais firme, por isso também ajuda no combate às celulites.
Propriedades calmantes
Ao permear na pele, a cafeína atua minimizando e acalmando inflamações e irritações. Assim, diminui vermelhidão, deixando a pele com mais viço. É aliada também no tratamento de peles com rosácea.
Resultados na pele
- Rejuvenescimento
- Redução de medidas
- Uniformização da pele
- Acalma irritações e vermelhidão
Saiba mais sobre o ativo
Lipossoma Elástica Caffeine - Os lipossomos elásticos são nanoestruturas vesiculares formadas por uma bicamada de fosfolipídios de membrana. Por características de formação destas nano vesículas, elas criam dois compartimentos para carregamento e proteção de ativos, um específico para ativos lipofílicos e outra para ativos hidrofílicos. A versão clássica dos lipossomos tem sido utilizada pela indústria cosmética a bastante tempo, nesta versão elástica, a Nanoceuticals© desenvolveuumaformulaçãoexclusiva,ondeoslipossomosapresentamresistênciaadeformaçãoaumentada,permitindo que as vesículas sofram pequenas deformações estruturais e retornar a sua forma padrão. A ideia desta característica é permitir que os carreadores lipossomais consigam ultrapassar mais camadas superficiais de queratinócitos (1). A cafeína é ingrediente popularmente conhecido por ser bio-estimulante. Sua aplicação em produtos cosméticos tem sido amplamente recomendada para amenizar os efeitos da celulite. Sua forma de atuação é pela ativação da microcirculação periférica, reduzindo assim o edema cutâneo. Este composto também é capaz de ativar a enzima fosfodiesterase, que atua no processo da degradação de gorduras (2). Além disso, a cafeína é capaz de estimular receptores β-adrenérgicos, aumentando os níveis de AMP cíclico (2), contribuindo assim por diferentes mecanismos para o aumento do metabolismo. Como ativo para o combate a celulite, a cafeína já foi testada em estudos clínicos controlados, tendo sido demonstrado que este composto é capaz de produzir este efeito anticelulite (3). Ademais, também já foram relatados na literatura que a combinação da cafeína com carreadores lipídicos, tais como os lipossomas, é capaz de aumentar a atividade deste ativo em modelos de pele (4). Por fim, também está amplamente relatado na literatura que a cafeína é um potente agente antioxidante, que atua fortemente na prevenção dos danos oxidativos promovidos pela radiação UV, prevenindo assim o foto envelhecimento da pele (2).
Produtos que contém esse ativo
Referências
HERMAN, A; HERMAN, A.P. Caffeine’s Mechanisms of Action and Its Cosmetic Use. Disponível em: https://www.karger.com/Article/Abstract/343174
TAKAHASHI, Keita; ISHIGAMI, Akihito. Anti-aging effects of coffee. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5611980/
NANOCEUTICALS. Lipe Caffeine In: Linha Corporal. Disponível em: http://www.nanoceuticals.net/public/pdf/corporal/Lipe-Caffeine.pdf