Tendências
Os quatro perfis de consumidores do futuro: como entender e conectar com as novas gerações
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Ingridy Sousa
Atualizado há 2 dias • 5 min de leitura
À medida que o mundo se adapta às transformações econômicas, sociais e tecnológicas, novos consumidores do futuro vem surgindo, desafiando as normas estabelecidas e criando novas formas de interagir com marcas e produtos. De acordo com a WGSN, um dos principais institutos de tendências, estes novos perfis de consumidores estão se distanciando dos velhos padrões de consumo e abraçando uma abordagem mais consciente, personalizada e inovadora.
Entre esses grupos, destacam-se os Neo-niilistas, os Redutores, os Protetores do Tempo e os Pioneiros — quatro perfis que refletem o desejo por propósito, autenticidade e uma conexão mais profunda com o mundo físico e digital. Neste artigo, exploraremos cada um desses perfis, suas motivações e como você pode se conectar com essas novas gerações de consumidores, oferecendo soluções de beleza e bem-estar que não apenas atendem as necessidades, mas também compartilham seus valores e ideais.
Neo-niilistas
Esse perfil é caracterizado pelo ceticismo. Como forma de lidar com as mazelas e incertezas do mundo, eles têm como um mecanismo eficiente o “se importar menos”, uma vez que estão exaustos dos problemas globais e não acreditam na capacidade das instituições de resolvê-los.
Os Neo-niilistas estão deixando um pouco a responsabilidade de lado em busca da sensação de prazer, permitindo que eles criem suas próprias regras, imaginem novas formas de viver e definam o que é sucesso e felicidade, sem se preocupar com o que a sociedade espera. Esse grupo é formado por pessoas fora da curva, pensadores independentes, subversores e sonhadores.
O que impulsiona os Neo-niilistas:
- Comunidade on-line
- Preocupação com a inflação
- Desilusão
Como conquistá-los
Os Neo-niilistas se interessam por ideias especulativas e gêneros criativos de fora do mainstream, como o capitalismo regenerativo, a cultura do caos, a ficção hopepunk (temas distópicos com um viés otimista) ou mesmo games e substâncias psicodélicas como forma de terapia. Para alcançá-los, é necessário mostrar que você está no mesmo nível que eles.
Honestidade, autenticidade e humor serão as melhores estratégias para conquistar a confiança deles, que não querem sentir que foram persuadidos.
Principais características desse perfil: Contemplativos; Inconformados; Pensadores alternativos; Em busca de propósito.
Redutores
Esses consumidores querem restabelecer suas conexões com o mundo físico e com as comunidades por meio de um toque humano.
Influenciados pela conveniência digital causada pela pandemia, os Redutores querem abandonar as telas e restabelecer seus laços com a comunidade e o mundo real.
Eles preferem tudo que é tangível e têm consciência plena dos impactos que estão causando no mundo.
O consumo desse grupo se baseia na crença de que o crescimento econômico deve priorizar as pessoas e o planeta. Buscam por conveniência e eficácia, mas sem abrir mão da ética e da sustentabilidade, por meio de serviços prestados por trabalhadores bem remunerados e baseados em modelos de negócios justos.
O que impulsiona os Redutores:
- Rejeição ao consumo em excesso
- Apoio ao comércio local
- Conveniência
Como conquistá-los
Os redutores priorizam a gentileza e a integridade e se preocupam mais com o bem-estar dos outros do que com si mesmos.
Priorizam a conexão, seja por meio do toque humano na prestação do serviço ou do toque emocional da narrativa. Eles também precisam ter certeza de que os valores da sua marca são os mesmos que os deles.
Principais características desse perfil: Ocupados; Impulsionados por um propósito; Focados na comunidade; Em busca de conexão.
Protetores do tempo
Para esses criadores de experiências memoráveis, o tempo é o recurso mais valioso. E mais do que gastá-lo, eles querem investir em coisas que tornem a vida mais rica.
A prioridade dos Protetores do tempo é enriquecer a vida por meio de rituais diários e experiências interessantes. Eles não querem ser pressionados pelo tempo, já que acreditam que os cronogramas devem se adaptar às pessoas – e não o contrário.
Indo na contramão dos rótulos, eles gostam de fazer amizades intergeracionais, mais baseadas em interesses em comum do que na faixa etária.
Eles também compreendem o valor monetário do tempo: querem gastar em coisas que economizem tempo, mas se quiser o tempo deles (ou pior, se desperdiçá-lo), você poderá pagar caro.
A qualidade é sempre mais importante do que a quantidade para esse perfil de consumidor, mais interessado em acumular memórias do que bens materiais.
Principais características desse perfil: Equilibrados; Hedonistas; Não ligam para a idade; Querem enriquecimento pessoal, não material.
O que impulsiona os Protetores do tempo:
- Busca pelo equilíbrio entre pessoal e trabalho
- Interesse pela inclusão
- Amizades intergeracionais
- Envelhecer melhor
Como conquistá-los
Os Protetores do tempo querem liberdade e flexibilidade para viverem suas vidas ao máximo, além de coisas que vão agregar valor.
Pioneiros
Avessos à mesmice, os Pioneiros querem mudanças e novas ideias. Com um pé no mundo físico e outro no digital, os Pioneiros têm como missão fazer a ponte entre essas duas realidades. É nesse grupo que você vai encontrar os pensadores, especialistas em tecnologia e planejadores urbanos que estão construindo novos mundos, como cidades inteligentes (com sistemas de trânsito inclusivos) e espaços no metaverso mais seguros.
Os Pioneiros são do tipo que criam uma presença on-line bem-sucedida e exploram isso para abrir uma loja física – ou vice-versa. Seja qual for a área de expertise, eles gostam de liderar e são movidos pela ideia de causar impacto.
Esse grupo preza por produtos e serviços que os inspiram e que permitem transitar livremente entre mundos diferentes, tanto como nômades digitais quanto em plataformas virtuais.
O que impulsiona os Pioneiros:
- Oportunidades no metaverso
- Construir espaços melhores
- Buscam mais espaços de descanso
Como conquistá-los
Os Pioneiros precisam de soluções que melhorem o mundo, como um design universal que facilite a vida de pessoas de todas as idades e capacidades ou serviços e produtos personalizados, feitos para durarem mais.
Sempre curiosos, eles se sentem igualmente confortáveis no mundo físico e no digital – para eles, o propósito é mais importante do que a plataforma.
Principais características desse perfil: Empreendedores; Intensos; Gostam de assumir riscos; Sempre em busca de inspiração.
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Alivie a pressão em tempos de crise
Em tempos de inflação, recessão, crise climática e instabilidade geopolítica, é essencial apoiar o consumidor, que vive sob uma constante pressão. Agora é o momento de entender como sua marca pode proporcionar sensações de tranquilidade, escapismo e até mesmo bom humor. Ofereça produtos e serviços que simplifiquem a vida das pessoas, ajudando-as a lidar melhor com os desafios diários e trazendo um pouco de alívio para sua jornada.
Alivie a pressão em tempos de criseInvista na construção de conexões e comunidades
Torne o mundo mais próximo e acolhedor, trazendo um toque humano para seus produtos e serviços, enquanto garante que sua empresa gere impactos positivos. Tratar as pessoas e o planeta com gentileza e respeito é a chave para criar uma comunidade fiel e duradoura, que se sinta valorizada e conectada aos seus valores.
Qualidade vale mais que quantidade
Em um cenário de excessos e de recursos naturais cada vez mais escassos, os consumidores estão cansados de opções demais. Para se destacar, aposte no melhor, não no maior. Seja transparente sobre como seus produtos e serviços podem realmente agregar valor, enriquecendo a vida do consumidor de maneira significativa e sustentável.
Referência
WGSN. Consumidor do Futuro 2025. Acessado em 13 de janeiro de 2025.
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